Sobre o Projeto
Este projeto propõe divulgar entrevistas com pesquisadores em genética humana atuantes no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde os anos 1950. É um trabalho que segue as abordagens das humanidades digitais, a partir de um esforço de divulgar, para os próprios geneticistas e para todo o público interessado, a trajetória dos pesquisadores do Departamento e de acontecimentos da história da genética humana no Brasil, combinando-se o uso de tecnologias digitais e os estudos das ciências sociais e humanas, com novas formas de problematizações e pedagogias a partir de histórias orais.
Não se trata assim de produzir uma celebração da história institucional da consolidação da genética na UFRGS. A relevância da história do Departamento de Genética já é reconhecida e prestigiada institucionalmente, como podemos constatar na existência do Museu da Genética da UFRGS / Memorial Francisco Salzano, como lugar de guarda da memória e história do grupo ali atuante, cuja documentação foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho.
As histórias orais aqui presentes somam-se a esses esforços de dar visibilidade à genética da UFRGS. Porém, consideramo-las um dos meios de se discutir e problematizar historicamente a contribuição desse grupo de geneticistas para o desenvolvimento da genética humana no Brasil e o seu trânsito no cenário científico internacional, sobretudo nos debates científicos sobre a variação biológica humana desde os anos 1950.
Apresentamos aqui, em áudio e transcritas, narrativas produzidas em entrevistas com nove pesquisadores que atuam ou atuaram em pesquisas com genética humana no Departamento: Eleidi Freire-Maia, Fernando José da Rocha, Francisco Mauro Salzano, Girley Simões (técnico do laboratório), Mara Hutz, Maria Cátira Bortolini, Sandro Bonatto, Tânia Weimer e Veronica Zembrzuski.
Contudo, com o propósito de produzir-lhes sentido histórico, as entrevistas estão aqui acompanhadas por uma contextualização fundamentada em discussões à luz dos estudos históricos e estudos sociais da ciência e tecnologia, tendo em vista os seguintes temas:
1) Diversidade biológica humana na genética;
2) Valores na ciência e na genética humana
3) Trabalho e atores invisíveis na genética humana
5) Ética na pesquisa em genética humana.
Convidamos-vos a escutar e ler cada narrativa e, com elas, a pensar sobre cada experiência pessoal e universo histórico que elas desvelam sobre a trama do desenvolvimento da genética humana no Brasil.