Browse Exhibits (9 total)

Eleidi Alice Chautard Freire-Maia

PHOTO-2023-06-28-07-39-11.jpg

Eleidi Alice Chautard Freire-Maia iniciou sua trajetória em pesquisa genética em 1964 como estagiária no Laboratório de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR), orientada pelo Professor Dr. Newton Freire-Maia, que depois tornou-se seu marido. Graduou-se em História Natural pela UFPR (1965), com especialização em Genética (1969-1970). Doutorou-se em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974). Foi professora da UFPR, onde fundou o Laboratório de Polimorfismos e Ligação (1974) na UFPR. Realizou pesquisas na área do Mapeamento do Genoma Humano, na Universidade de Birmingham (Inglaterra), como bolsista do Conselho Britânico. Desenvolveu pesquisas em Genética Humana em diferentes linhas: 1) Efeitos genéticos dos casamentos consangüíneos; 2) Malformações congênitas; 3) Ligação Genética; 4) Displasia Ectodérmica Hipohidrótica e Variações do gene ED1; 5) Polimorfismos Genéticos de Interesse Clínico e Antropológico.

Entrevistas:

PROFA. ELEIDI ALICE CHAUTARD FREIRE-MAIA, ENTREVISTA, 21 DE JANEIRO DE 2022

PROFA. ELEIDI ALICE CHAUTARD FREIRE MAIA, ENTREVISTA, 18 DE FEVEREIRO DE 2022

Fernando José da Rocha

Fernando da Rocha - COPY.jpg

Fernando José da Rocha formou-se em História Natural e iniciou sua atuação em pesquisas na genética humana na UFRGS, nos anos 1960. Foi o segundo doutorando orientado por Salzano, defendendo a tese em 1970, com trabalho sobre populações indígenas. Tem pós-doutorado na Universidade de Michigan, junto ao grupo do James Neel. Atuou como professor no Departamento de Genética. Desenvolveu trabalho em genética das populações e em genética médica, incluindo aconselhamento genético. 

Entrevistas:

PROF. FERNANDO DA ROCHA, ENTREVISTA, 02 DE JULHO DE 2014

PROF. FERNANDO DA ROCHA, ENTREVISTA, 23 DE JULHO DE 2014

Francisco Mauro Salzano

Francisco Mauro Salzano tem atuação eminente na genética e a evolução humanas, em especial a diversidade genética das populações. Salzano formou-se em História Natural pela UFRGS em 1950, e terminou seu doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Genética na Universidade de São Paulo (USP) em 1955. Em 1957, fez pós doutorado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, onde conheceu James Neel, com quem iniciou pesquisas com populações indígenas no Brasil, tema que marca a sua trajetória científica. Ao longo dos anos, publicou mais de 1000 artigos e livros. Atou em várias organizações internacionais como Unesco, OMS, Associação de Biólogos Humanos, União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas, dentre outras.

Entrevistas:

PROF. FRANCISCO MAURO SALZANO, ENTREVISTA, 11 DE JULHO DE 2012

PROF. FRANCISCO MAURO SALZANO, ENTREVISTA, 13 DE JULHO DE 2012

PROF. FRANCISCO MAURO SALZANO, ENTREVISTA, 19 DE JULHO DE 2012

PROF. FRANCISCO MAURO SALZANO, ENTREVISTA, 23 DE JULHO DE 2012

PROF. FRANCISCO MAURO SALZANO, ENTREVISTA, 26 DE JULHO DE 2012

PROF. FRANCISCO MAURO SALZANO, ENTREVISTA, 03 DE JULHO DE 2014

Girley Simões

Simões Dez 2013 por rd - COPY.JPG

Girley Simões foi técnico de laboratório no Departamento de Genética da UFRGS, desde os anos 1960. Trabalhou junto ao Prof Francisco Salzano nas viagens para trabalho de campo, seja com a logística laboratório-campo-laboratório, ou nas coletas e análises dos materiais biológicos.

Entrevistas:

SENHOR GIRLEY SIMOES, ENTREVISTA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

SENHOR GIRLEY SIMÕES, ENTREVISTA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

Mara Helena Hutz

mara hutz.png

Mara Helena Hutz atua na área de Genética Humana e Médica. Suas pesquisas buscam determinar a diversidade do genoma humano e seus efeitos na suscetibilidade para doenças multifatoriais e farmacogenética. Formou-se em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1973 e concluiu seu doutorado em Genética e Biologia Molecular na mesma universidade em 1981, no tema da doença falciforma. Realizou pós-doutorado na Division of Pediatric Genetics na Johns Hopkins School of Medicine entre 1982 e 1983. Atualmente é professora titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Entrevista:

PROFA. MARA HUTZ, ENTREVISTA, 07 DE JULHO DE 2014

Maria Cátira Bortolini

Bortolini - COPY.jpg

Maria Cátira Bortolini possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular na mesma universidade (1996). Tem Pós-doutorado pela University College London, Londres (2000-2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana (Genética Histórica e Antrolológica). Atua principalmente nos seguintes temas: populações nativas e neo-americanas, diversidade genética intra e interpopulacional, ancestralidade genômica. Atualmente coordena uma linha de pesquisa sobre evolução molecular de genes relacionados com características morfológicas e de comportamento em humanos e outros primatas, bem como uma linha que investiga a co-evolução de genes e culturas.

Entrevista:

PROFA. MARIA CÁTIRA BORTOLINI, ENTREVISTA, 28 DE JANEIRO DE 2014

Sandro Luis Bonatto

SLBonatto_close.jpeg

Sandro Luis Bonatto é um geneticista brasileiro, atualmente professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Fez ainda mestrado em Ciências Biológicas na área de Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), orientado pelo professor Dr. Francisco Salzano. Tem experiência nas áreas de Genética Evolutiva, Sistemática Biológica e Evolução Humana. Atualmente atua principalmente na área de Genômica Evolutiva e Genômica da Conservação.

Entrevista:

PROF. SANDRO BONATTO, ENTREVISTA, 22 DE JULHO DE 2014

Tânia de Azevedo Weimer

Tania Weimer.jpg

Tânia de Azevedo Weimer é formada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia e tem mestrado e doutorado em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atuou até aposentar-se. Foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da ULBRA. Atua na área de Genética Humana com ênfase em microevolução e de Genética Animal tratando da diversidade genética de espécies selvagens e/ou domésticas e análise de marcadores associados a caracteres produtivos.

Entrevista:

PROFA. TANIA DE AZEVEDO WEIMER, ENTREVISTA, 21 DE JULHO DE 2014

Verônica Zembrzuski

veronicazembrzuski.jpg

Verônica Zembrzuski possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), orientada pela professora Mara Hutz. Realizou pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/RJ), na qual é atualmente pesquisadora associada em Saúde Pública do Laboratório de Genética Humana (LGH) do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).

Entrevista:

DRA. VERÔNICA ZEMBRZUSKI, ENTREVISTA, 03 DE JULHO DE 2015